Iniciado em 29 de novembro de 2021, o mural que agora ilustra a empena do edifício que é sede da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e do Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (Daer), na Avenida Borges de Medeiros, foi inaugurado nesta segunda-feira (10). O desenho é de dois artistas – a suíça Mona Caron e o paulista Mauro Neri – e contou com o apoio de mais de 130 entidades do poder público, do setor privado, pessoas físicas e instituições, entre elas a APMPA – Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre.

A iniciativa, desenvolvida pela ONG Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus) e parte do Projeto de Incentivo à Arte Urbana, retrata uma planta nativa da Região Sul, a Justicia gendarussa, conhecida como quebra-demanda, abre-caminho e vence-tudo, que cresce entre os braços de uma mulher negra com as mãos abertas.

Ao ocupar toda a lateral do prédio voltada ao Centro Histórico, a pintura de 65 metros de altura por 15 metros de largura se tornou o maior mural a céu aberto da cidade e deve permanecer no local até dezembro de 2024, quando será apagado ou, por iniciativa do governo do Estado, incorporado ao patrimônio.

*Com informações de PGE/Fotos: Anselmo Cunha/Agência RBS