Na noite desta sexta-feira (11/3) a Procuradora do Município de Porto Alegre, associada da APMPA, Dra. Libia Suzana da Silva, tomou posse como presidente da Comissão da Mulher na Associação Brasileira de Advogados/RS. Dra. Líbia em sua fala de posse destacou que há anos trabalha “a questão de gênero e de raça”, ainda destacou a importância das temáticas voltadas para mulheres negras, LGBTQIA+ e idosas. “O tema racial não é um tema fácil, é um tema difícil”, afirmou a nova presidente empossada que também atua junto a OAB em temáticas raciais e de gênero. “A maior parte dos participantes da reunião é de mulheres”, afirmou Dra. Líbia que frisou a repercussão da nota de repúdio da ABA a fala do deputado estadual de São Paulo, Artur do Val. “É muito importante quando os homens estão na nossa luta”, disse Dra. Libia referindo-se a exemplar atuação do diretor estadual Dr. Tiago Kidricki.

A reunião de posse foi conduzida pelo diretor estadual do Rio Grande do Sul Dr. Tiago Kidricki. “Uma reunião do mês da mulher, uma reunião especial das mulheres”, lembrou o diretor estadual. Dra. Libia ainda conclamou os colegas da ABA/RS a “lutarem contra o racismo, lutarem contra o machismo e a violência contra a mulher”. Também esteve presente em todo o transcurso da reunião de posse o presidente nacional da ABA, Dr. Esdras Dantas de Souza

Dra. Patrícia Oliveira, que também é associada da ABA e empossada como secretária geral da Comissão da Mulher da ABA/RS alertou para a “interseccionalidade da questão de gênero e de raça”. A Dra. Juliana Noronha, diretora adjunta da ABA/RS,  fez a fala de encerramento da reunião dposse da Dra. Líbia, lembrando que na diretoria da ABA as mulheres são em maioria.

ABA

A ABA é uma associação voluntária de advogados e advogadas, fundada em 2002, com sede em Brasília e atuação em todo território nacional.

É constituída por uma grande rede de contatos profissional, para troca de experiências, informações, potencializar oportunidades de trabalho e promover a capacitação dos seus associados.