O interesse em fazer diferença na vida dos porto-alegrenses foi o que aproximou a APMPA – Associação dos Procuradores Municipais de Porto Alegre e o Canal de Comunicação Online POA Streaming. Uma parceria entre os dois foi estabelecida em novembro do ano passado e ganhou força em fevereiro, com a websérie Vida de Procurador. Lançado no início do mês nas redes e no site da APMPA, o primeiro episódio agora também é exibido nos telões do estúdio do programa patrocinado pela Associação, bem como nos telões do canal no Shopping Total, aproximando ainda mais a comunidade do trabalho dos Procuradores Municipais da Capital.

“Para nós, é muito bom ter a Associação conosco. O nosso trabalho é por Porto Alegre, a nossa comunicação é para o porto-alegrense. Ter a APMPA como parceira chancela essa nossa missão de ser uma empresa lembrada como um canal de comunicação que fala de Porto Alegre, pois é uma entidade que tem essa mesma preocupação em trabalhar pela cidade e tem importância para Porto Alegre, ao fazer com que as coisas funcionem, andem e tornem a cidade cada vez melhor”, afirma o principal idealizador e diretor-geral do canal, Fabiano Brasil, que ganhou o Prêmio Press 2021 na categoria Jornalista de Internet pelo projeto do canal.

A trajetória do POA Streaming 

O POA Streaming foi lançado em abril de 2021 e já acumula mais de 8 milhões de pessoas atingidas (em todas as redes). Sua equipe, de pelo menos 38 pessoas, é comandada por Fabiano Brasil, jornalista com mais de 24 anos de carreira. Também radialista, apresentador de TV, cronista e escritor, Brasil se dedicou por mais de 15 anos à cobertura esportiva, principalmente da dupla Gre-Nal, venceu o Prêmio Press por duas vezes, tendo sido também finalista algumas vezes. Hoje, além de diretor-geral do POA Streaming, apresenta o programa Contraponto, na Rádio Guaíba.

Então, achou que era hora de dar um novo rumo à carreira. Fez cursos de Programação Neurolinguística, atuou na Rádio Jovem Pan em programa matinal de notícias e nas atrações musicais e de entretenimento. Aos poucos, foi nascendo a ideia do POA Streaming, um dos primeiros canais de comunicação online da América Latina instalados dentro de um shopping. A programação, que é transmitida no Facebook e no YouTube, acompanha o horário de funcionamento do centro de compras, no bairro Floresta, onde começou – em janeiro, foi inaugurado também um estúdio na Avenida Ceará, na loja Kia Sun Motors, no bairro São João.

São 12 horas ao vivo em mais de 25 programas, com alguns temáticos que são destaque, como o “Talk de Mãe” e “Alô, Síndico”, cita Brasil como exemplos:. “São um sucesso, com bons patrocinadores”.

A APMPA patrocina o programa Conexão Poa, exibido de segunda a sexta-feira, às 13h. A veiculação do Episódio 1 da série Vida de Procurador é uma das novidades da parceria com o canal. “Para a APMPA, a parceria ajuda a abrir um novo horizonte. Aproxima os Procuradores Municipais de um novo público, que passa a conhecer o nosso trabalho”, diz Armando Domingues, presidente da Associação.

A cada mês, será lançado um novo episódio. Brasil conta que a websérie tem gerado comentários sobre a atuação dos procuradores: “Já ouvi gente dizendo ‘bacana, então eles que estavam por trás dessa ou daquela mudança na cidade’”.

O canal conta com outros parceiros além da APMPA, na iniciativa privada e na esfera pública – a Prefeitura de Porto Alegre e a Assembleia Legislativa do Estado também patrocinam programas do POA Streaming.

Como acompanhar

O POA Streaming pode ser acompanhado na página do YouTube. ou pela página no Facebook. Quem está de passagem pelo Shopping e vê a programação nos telões vai encontrar um QR Code que remete para seguir acompanhado ao sair do centro de compras. Já à TV, o canal chegou em janeiro deste ano, com um compilado de algumas atrações. O programa POA Streaming na TV é veiculado aos sábados, a partir das 21h30min, nos canais 20 e 520 Claro, para todo o RS, e 26 e 526 Claro, no Vale do Sinos.

“Na TV, funciona como uma espécie de spoiler. Quem se interessa por mais conteúdo do canal pode procurar pelo streaming, no canal do Youtube”, complementa Brasil.

O programa Conexão POA, patrocinado pela APMPA, é transmitido de segunda a sexta-feira, às 13h.