Os Procuradores Municipais Renato Ramalho e Simone Somensi estão assumindo funções no secretariado a partir de 01 de janeiro de 2021.

Renato Ramalho será o titular da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento ao Coronavírus. Doutor em Direito pela USP, Ramalho destacou três prioridades na condução do enfrentamento à covid-19: equilíbrio, diálogo e transparência, e explicou que ajudará na construção dos decretos municipais e na interlocução com a sociedade. 

Nascido em Pernambuco, é doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Procurador de carreira do município de Porto Alegre desde setembro de 2018 e vinha atuando como coordenador da Força-tarefa da PGM para o combate à Covid-19. Em oito meses de atuação, a Força-Tarefa da PGM atendeu a mais de 2,5 mil demandas nas esferas consultiva e judicial vinculadas à Covid-19.

Simone Somensi será Secretária Adjunta de Habitação e Regularização Fundiária, pasta que terá como titular o jornalista André Machado. Natural de Bento Gonçalves (RS), onde graduou-se em Direito pela Universidade de Caxias do Sul, Simone é integrante da carreira de Procuradores Municipais de Porto Alegre desde 2002. Especialista em Advocacia Municipal pela UFRGS e Escola Superior de Direito Municipal, foi Diretora Administrativa da Associação de Procuradores Municipais de Porto Alegre – APMPA e tesoureira da Associação Nacional de Procuradores Municipais – ANPM nas gestões 2008/2010 e 2010/2012. Foi Conselheira Estadual da OAB/RS e Presidente da Comissão da Advocacia Pública da OAB/RS na gestão 2015/2018. Na PGM, integrou a Procuradoria Especializada do DEMHAB, foi Procuradora-Geral Adjunta e atualmente ocupava a função de chefe da Procuradoria de Assistência e Regularização Fundiária, equipe vencedora do Prêmio Innovare em 2016, tendo como tema Regularização Fundiária.