Em homenagem à data de hoje, 4 de junho, Dia do Procurador Municipal de Porto Alegre, a APMPA – Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre lança o projeto Memórias, que resgata parte da memória coletiva da APMPA e de seus primeiros associados, perenizando o legado dos fundadores da instituição.

Realizado pela Diretoria Cultural da APMPA, o projeto foi executado pelo historiador Dante Guimaraens Guazzelli. De abril a dezembro de 2018, ele realizou cinco entrevistas com procuradores municipais aposentados utilizando a metodologia da História Oral, colhendo relatos sobre fatos e lembranças de cada um.

Como primeiro resultado deste trabalho, foram produzidos dois vídeos a partir de trechos editados destas entrevistas. Um deles conta a história da fundação da APMPA e o outro, a formação da Procuradoria-Geral do Município.

” É um material que não esgota toda a trajetória da carreira de procurador municipal, mas é um resgate muito relevante do início e evolução da advocacia pública em Porto Alegre, valorizando a atuação de todos os profissionais que se dedicaram a construir uma Procuradoria que hoje é referência nacional por seu trabalho célere e inovador”, afirma o presidente da APMPA, Cesar Emílio Sulzbach.