Dois novos procuradores tomaram posse na manhã desta segunda-feira, 1º de junho. O ato ocorreu em sessão solene do Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Município (PGM). No total, 30 procuradores aprovados no Concurso Público 571, realizado entre os anos de 2016 e 2017 já ingressaram na Procuradoria. Desta vez, tomaram posse os procuradores Alessandra da Costa Leme e Gerson Dalle Grave. Os novos ingressantes assinaram seus termos de posse, que também foram firmados pela corregedora-geral Clarissa Fernandes Bohrer, e pelo procurador-geral do Município, Carlos Eduardo da Silveira.

 

Confira quem são os novos procuradores municipais de Porto Alegre:

Alessandra da Costa Leme, 37 anos, é natural de Porto Alegre (RS), cidade na qual vive. Formada em Direito pela PUCRS (2005), atualmente está cursando pós-graduação em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). 

Alessandra atuou como advogada em um escritório privado, na área cível com  ênfase em direito bancário até 2010, quando passou a exercer o cargo de analista jurídico junto à Procuradoria-Geral do Estado do RS (PGE-RS), cargo que ocupou até então. Ela destaca o trabalho feito pela PGM da Capital, reconhecido como de excelência, principalmente na área de regularização fundiária. Sobre o futuro na função de procuradora, Alessandra comenta: “É a concretização de um sonho. Espero poder contribuir, com muito envolvimento, na busca de novos desafios.”

Gerson Dalle Grave, 31 anos, nasceu em Caxias do Sul (RS). Formou-se em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e é pós-graduado em Direito Público pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2015).

Durante a graduação, Gerson fez estágio em escritório de advocacia privada, depois na PGE/RS e no MPT/RS. Após concluir a graduação, ingressou no departamento jurídico da Unimed Nordeste em Caxias do Sul, exercendo a função de advogado, com foco em causas de saúde suplementar, consumidor e contratos. Encerrado o vínculo trabalhista, dedicou estudos e esforços aos concursos da advocacia pública, atuando como advogado privado em temas públicos e também como professor da área jurídica nas disciplinas de Direito Administrativo, Constitucional e Institucional.

O novo procurador sempre esteve atento aos temas e as demandas jurídicas da PGM de Porto Alegre, com destaque para a assessoria consultiva e a defesa do interesse público. Pontua, como exemplos, as políticas públicas de regularização fundiária e, mais recentemente, a atuação da PGM no campo jurídico e consultivo da força-tarefa responsável pelo combate à pandemia da Covid-19.

Sobre o novo desafio na carreira, Gerson destaca: “Atuar como Procurador Municipal será a oportunidade de concretizar a defesa do interesse público, com a responsabilidade e o compromisso que eu sempre almejei em uma das funções essenciais da Justiça, a Advocacia Pública.”