A Procuradora Municipal de Porto Alegre e Diretora Cultural da Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre, Daniela Copetti Cravo, foi uma das palestrantes da Cidade da Advocacia 2023, evento com mais de 12 mil inscritos organizado pela OAB/RS, que acontece entre os dias 8 e 12 de agosto no Cais Embarcadero, em Porto Alegre.

Doutora em direito com tese que abordou o tema da proteção de dados, Copetti falou sobre o "Uso de Novas Tecnologias Pela Advocacia Pública". "Uso da IA pelas advocacias públicas apresenta desafios e complexidades próprias. O poder público possui requisitos de conformidade, transparência e equidade diferentes do setor privado. Nesse sentido, cita-se o próprio processo de contratação que via de regra envolve procedimento licitatório. Os recursos também são limitados e devem ser geridos da forma mais eficiente possível. Ainda, a  qualidade e a confiabilidade dos dados são fundamentais para o desempenho dos modelos de IA, devendo o poder público adotar medidas para que não haja qualquer resultado enviesado", completou.

O Procurador Municipal de Porto Alegre associado na APMPA e Presidente da Comissão da Advocacia Pública da OAB/RS, Ricardo Timm, também participou do debate como mediador do fórum que abordou as novas ferramentas tecnológicas no âmbito do direito na esfera pública. Ao longo dos quatro dias de evento, serão 250 palestras com foco em temas atuais, como liberdade de expressão e fake news.