Nesta sexta-feira (30), foi realizada a quinta da série de entrevistas promovida pela APMPA com os candidatos à prefeitura de Porto Alegre. Os encontros estão sendo agendados de acordo com a disponibilidade de agenda de cada candidato e todos têm de 40 minutos a 1 hora de duração. João Derly (Republicanos) respondeu a questões elaboradas pela entidade e por associados, em um bate-papo conduzido pelo presidente da Associação, Cesar Emílio Sulzbach, e acompanhado via Zoom pelos associados.
Confira as considerações e respostas do candidato a indagações relativas a temas como educação, saúde e serviço público.
Saúde
Entendo que Saúde não é gasto, mas investimento. A terceirização neste setor não cabe, porque a criação de vínculo entre médico e paciente é fundamental. Queremos aumentar este vínculo com a população, contar com mais especialidades nos postos de saúde a fim de desafogar os hospitais e ter o atendimento primário para acolher a população de Porto Alegre. Vários pontos precisam ser analisados, desde a questão do Imesf (Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família de Porto Alegre), teve pareceres de que era inconstitucional. Prejudicou várias pessoas, desde o atendimento à população até pessoas que perderam seu emprego e estão sofrendo especialmente neste período da pandemia, não estão ganhando auxílio alimentação, um dano que terá de ser reparado na Justiça. Pretendemos aumentar os vínculos e buscaremos soluções em conjunto para nossos servidores. Há um déficit grande na Prefeitura. Teremos de basear em parcerias, mas a saúde não é local apropriado de maiores parcerias como a Prefeitura vem fazendo.
Educação
Pretendemos trabalhar com o plano municipal de Educação. Colher dados, ouvir o setor. Sabemos que em 2021 teremos de retomar o calendário de 2020, um ano perdido, vai ser uma dificuldade enorme, mas teremos de enfrentar ouvindo e dialogando com as pessoas, especialmente os agentes de educação. Apostando no contraturno com parcerias com quem já executa trabalhos esportivos e culturais e que tem condições de receber os nossos alunos da rede municipal: clubes sociais e esportivos, academias, associações, escolas de samba, escola de dança, escola de música. Vamos analisar a questão do aumento do IPTU, fazer um cálculo para que possamos absorver estas crianças com a prática esportiva e cultural, desenvolver talentos e habilidades: 27 crianças são detectadas em um universo de 70 mil. Queremos buscar parceiras com quem já faz este trabalho na cidade.
Gestão
Gostaria de falar sobre o aplicativo da Prefeitura. É fundamental que as pessoas conheçam o aplicativo da Prefeitura, mostrar transparência. Nosso plano de governo é tão transparente que é o único que tem o número de secretarias que pretendemos trabalhar. Os dados, mesmo que ruins, precisam ser mostrados para a sociedade de maneira clara. É preciso que as pessoas tenham na palma da mão a possibilidade de pedir os serviços de poda, de tapar buracos, de melhoras no esgoto. E poder acompanhar pelo aplicativo como está a evolução deste trabalho, como se fosse uma compra na internet, vendo o deslocamento, quando o produto sai e chega aos locais. Isso pode ser feito na área da saúde. Saber qual é a sua vez, se não há ninguém passando na frente, não dar margem a este tipo de problema. Podemos melhorar a arrecadação pelo aplicativo, inclusive, sem criar impostos.
Empreendedorismo
Nossa ideia é apostar na Escola de Empreendedor. Um exemplo: quase todos os candidatos estão falando em microcréditos, mas se não souber investir, aplicar ou administrar, pode transformar a vida de pessoa em um pesadelo. Tem de trazer as pessoas para a formalidade. É necessário levar em consideração a questão local, o seu talento pessoal e como aplicar da maneira certa. Algo parecido com a Favela Holding, do Rio de Janeiro, que faz a economia circular dentro da comunidade. Além disso, queremos fazer parceiras com empresas que possam absorver futuros talentos. Vamos retomar a secretaria de Indústria e Comércio, muita afetada durante a pandemia, e acreditar que a indústria volte a se fortalecer em Porto Alegre. O turismo também será uma secretaria parceira de quem empreende na cidade de Porto Alegre.
Precisamos ter um local bom para quem quer empreender e desenvolver a indústria tecnológica, um local atrativo. Tem que ter a preocupação de entregar um local que seja bom e atrativo. Porto Alegre não pode mais perder várias empresas que querem investir no Estado, precisamos ser mais agressivos na questão tributária.
PGM
Tive a experiência de um ano e meio como secretário do Estado (no Esporte) e a Procuradoria do Estado foi muito parceira, foi uma experiência muito boa porque ajudou a política a ser concretizada. Eu entendo que a Procuradoria não é um órgão que tem interesse só na defesa judicial do Município. Ela ajuda a desenvolver as políticas públicas. Porque a administração sai e a política precisa continuar. É importante criar um ambiente de parcerias, até para o servidor poder desenvolver o seu papel da melhor maneira possível, para que não veja a gestão como adversário.
Corrupção
A questão sobre o combate à corrupção é muito importante. Como diz um procurador federal, “a corrupção mata”, porque tira recurso que é para saúde e as pessoas acabam morrendo por não serem acolhidas pelo sistema de saúde, morrem no trânsito ou no assalto, pois não há política de segurança. É muito importante este papel de cuidado com a coisa pública. O recurso é da população, e os impostos devem ser voltados em serviços públicos de qualidade. A Procuradoria tem papel importante neste controle e de dar seriedade aos recursos públicos para não serem desviados em esquemas de corrupção.
Servidores públicos
O servidor público é quem tem a memória das secretarias e das políticas. É preciso sentar com o servidor, dialogar com ele. Não tornando ele um inimigo da administração. Um plano de carreira é importante a fim de valorizar o seu trabalho. Um médico inicia sua carreira, passam 10, 15 anos e continua com o mesmo salário. Estudou, se aperfeiçoou para dar melhor atendimento e não tem retribuição. Se não tem um plano de carreira estabelecido, a administração acaba perdendo os melhores funcionários. Vários setores não têm planos de carreira. Trabalhei com servidores de carreira em cargos importantes no Estado para que o trabalho fosse potencializado e foi uma experiência muito boa.
Previdência dos servidores
Estamos estudando o tema com alguns servidores sobre como solucionar a questão, e ainda não sabemos o caminho a ser tomado nesta questão. Não tenho vergonha de falar porque a transparência é fundamental. O impacto do déficit nas contas do município é bem alto. Temos de nos assessorar bem e desde o primeiro dia buscar soluções para este tema.