A reportagem da APMPA – Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre conversou com o historiador Dante Guimaraens Guazzelli, responsável pelo projeto Memórias, que buscou o resgate da memória coletiva da APMPA e de seus primeiros associados. De abril a dezembro de 2018, o historiador realizou cinco entrevistas com procuradores municipais aposentados utilizando a metodologia da História Oral, colhendo relatos sobre fatos e lembranças de cada um. Como primeiro resultado deste trabalho, foram produzidos dois vídeos: um conta a história da fundação da APMPA e o outro, a evolução da Procuradoria-Geral do Município.
Texto sobre o projeto foi apresentado pelo historiador no XV Encontro Estadual de História. O material está nos Anais eletrônicos do evento (acesse aqui).
Confira a entrevista em que ele fala sobre processo de renovação na PGM, transformações no trabalho de procuradores municipais e importância da fundação da APMPA:
Qual o principal processo de renovação dentro da PGM identificado em seu trabalho?
A partir das entrevistas realizadas, o principal processo de renovação dentro da PGM ocorreu a partir de meados da década de 1960, quando a PGM passou a contar com jovens bacharéis em Direito que já atuavam na administração municipal como servidores de nível médio. A entrada na PGM, neste momento, se dava através de concursos internos. Gostaria de destacar que esta mudança possibilitou uma maior diversidade social dentro da PGM.
Quais as transformações no trabalho dos procuradores municipais foi possível identificar no trabalho de resgate da história da APMPA?
O que pude perceber é que, a partir das mudanças que apontei, houve transformações com o trabalho da PGM no sentido de uma maior identidade e proximidade com a administração municipal. Estes profissionais já contavam com conhecimentos prévios sobre as áreas da administração, o que deu diversos frutos em seu trabalho jurídico. Ao mesmo tempo, me pareceu que eles tinham uma visão de maior responsabilidade em relação à coisa pública.
Qual a importância da fundação da APMPA, apontada durante as entrevistas?
A partir das entrevistas ficou claro a importância da fundação da APMPA em uma dupla função: como forma de mobilização da categoria e como espaço de troca de conhecimento que ultrapassava a PGM. Ao mesmo tempo, pude perceber a forte relação dos entrevistados com a APMPA e todas suas conquistas. A sede da APMPA, por exemplo, foi apontada como fruto de uma luta da categoria.